Diversas cidades brasileiras sofreram com o reflexo da greve dos caminhoneiros, que afetou a distribuição de diversos produtos e serviços essenciais, como combustível, alimentos, transporte de funcionários, produtos para hemodiálise, gás hospitalar e até o serviço funerário. Diante desse cenário, reunimos aqui algumas dicas que podem auxiliar nossos seguidores em futuras greves.
3 dicas que podem te ajudar em futuras greves:
Sugira home office
Algumas empresas já oferecem esta possibilidade a seus colaboradores. Mas, se não for o caso da sua, vale conversar com seu gestor sobre o benefício de se trabalhar em casa durante estes períodos. Com as dificuldades de locomoção nas cidades, acaba sendo mais vantajoso e produtivo realizar as tarefas via home office e ferramentas que possibilitam o acesso do funcionário aos e-mails e a própria rede da empresa.
Confirme o funcionamento do estabelecimento antes de se dirigir ao local
Os reflexos da greve também atingem o funcionamento de escolas, universidades, aeroportos, mercados, bancos, instituições públicas e até do poder judiciário. Alguns locais ficam abertos, enquanto outros operam com a capacidade reduzida, devido aos problemas de locomoção. Em algumas cidades, é decretado ponto facultativo para os estabelecimentos públicos, enquanto em outras isso ainda não é feito mas pode acontecer a qualquer momento.
Tenha um Certificado Digital
Cerca de sete milhões de brasileiros, pessoas físicas e jurídicas, que têm Certificados Digitais ativos sofrem bem menos com a dificuldade de locomoção gerada por greves. Pois suas atividades profissionais como elaboração e formalização de contratos, cumprimento de obrigações fiscais/tributárias, emissão de guias e prestação de informações no âmbito do eSocial, petições jurídicas e cumprimento de prazos no Judiciário, balanços contábeis e outros trabalhos, não são afetados. Independentemente da profissão. O Certificado Digital evita milhares de locomoções diárias em todo o País, já que suas transações são feitas no meio eletrônico e com valor jurídico.
Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign, Autoridade Certificadora líder na América Latina e empresa com o maior market share do segmento, salienta que “a greve, que afetou tanto a mobilidade no Brasil, evidenciou as facilidades propiciadas pelo Certificado Digital, como agilidade, segurança e eficiência na elaboração e trâmite de documentos, contratos e informações ligadas às obrigações contábeis e fiscais”. O executivo ainda destaca que “cada vez mais pessoas percebem como é fácil e completamente seguro usar o dispositivo”.
Entre março de 2017 e março de 2018, emitiram-se cerca de 4 milhões de Certificados Digitais no País, com um crescimento de 21,2% na comparação com o período compreendido entre março de 2016 e março de 2017, quando o número de emissões chegou a cerca de 3,3 milhões. Também houve expansão de aproximadamente 8% nas emissões verificadas nos dois primeiros meses de 2018, que totalizaram 947.064 Certificados, ante 876.768 no mesmo período de 2017.
Você também pode gostar: Conheça os benefícios do Portal de Assinaturas
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!