Categorias: Biometria

Reconhecimento de face e de voz é a arma para combater fraudes de identidade

Transações com celular são mais seguras com autenticação, não com as selfies, mas a partir da imagem ao vivo capturada com o microfone e a câmera do smartphone do próprio usuário. Para combater as fraudes de identidade, a Certibiounidade de negócios da Certisign focada em biometria – desenvolveu o sistema de autenticação baseado no reconhecimento de face e voz do usuário, garantindo que se trata de uma pessoa viva e não uma gravação.

A tecnologia que parece sair de um filme futurista promete revolucionar os sistemas de segurança para plataformas móveis e, em breve, deverá ganhar espaço no sistema bancário. Operações de e-commerce, e-wallets e empresas de saúde privada também poderão adotar a biometria bimodal para proteger informações confidenciais.

Combater cibercrimes que geram perdas superiores a R$ 1 bilhão por ano é sempre a prioridade do sistema financeiro. A popularização do Mobile banking, que cresceu 138% de 2014 a 2015, abre espaço para as fraudes de identidade. Segundo dados da Federação Brasileira de Banco (Febraban), mais de 11 bilhões de transações bancárias são feitas por dispositivos móveis, o que demanda constantes investimentos em segurança para esse tipo de plataforma.

“Nossa proposta é uma solução única que exige hardware específico e permite a autenticação por foto, vídeo ou gravação de voz”, diz Igor Rocha, diretor da Certibio. A solução de última geração OnePassID substitui as senhas e o token (chave eletrônica geradora de senhas), que já se tornaram vulneráveis à ação dos fraudadores. “Além de altamente inovador, o produto garante conveniência ao usuário, pois qualquer smartphone possui câmera e microfone. ”, completa. A adoção da biometria deverá crescer 23% até 2019 nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), como estima a consultoria internacional TechNavio.

Ano passado, a Certisign anunciou o lançamento de sua unidade especializada em biometria. Ao apostar no modelo de negócio Baas (Biometria como Serviço), a Certibio funciona como um hub e viabiliza consultas entre os bancos de dados biométricos. A vantagem é que o cliente não precisa ter uma infraestrutura tecnológica própria para cadastrar dados biométricos, autenticar clientes, identificar suspeitos, entre outras tarefas.

A empresa possui tecnologia para se conectar com qualquer base biométrica baseada em padrões internacionais, além de oferecer um time de consultores especializados em tendências e inovações que ajudam clientes a implementar soluções de segurança.

*Igor Rocha é diretor da unidade de negócios focada em biometria Certibio

Problemas de fraudes de identidade agora podem ser resolvidos de uma maneira simples. Conheça a Certibio.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022