Os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS têm menos de três meses para se adaptar ao Código Especificador da Substituição Tributária – CEST, instituído pelo Convênio nº ICMS 92/2015, que passa a vigorar em 1º de outubro. Apesar do curto prazo, o Clube do Contador alerta: a maioria das empresas ainda não se deu conta da complexidade do processo de adequação.
O novo Código será composto por sete dígitos e, na prática, estabelecerá sistemas de padronização e reconhecimento dos produtos passíveis de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS. O Cest deverá ser informado no documento fiscal, independentemente da mercadoria, operação ou bem, estarem sujeitos aos regimes de substituição tributária.
Portanto, precisam se adaptar às novas regras todos que trabalham com:
As empresas que não adotarem o código CEST terão a nota eletrônica rejeitada, o que impactará as vendas e o faturamento.
Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador ou ligue para (11) 3546 3800.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…