O contribuinte que teve despesas com a realização de cirurgia plástica (sua ou de seus dependentes) pode abater o valor no IRPF 2016. O abatimento vale inclusive para cirurgias com fins estéticos.
Segundo a Receita Federal, são dedutíveis da base de cálculo do IR as despesas médicas comprovadas, independentemente da especialidade, inclusive as relativas à realização de cirurgia plástica, reparadora ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente.
IRPF: deduzir gastos com cirurgia plástica
As despesas com prótese de silicone não são dedutíveis, exceto quando o valor integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível. O mesmo se aplica para medicamentos. Se integrarem uma conta emitida por estabelecimento hospitalar, poderão ser abatidos no IR.
Como o Certificado Digital pode te ajudar
Os contribuintes podem utilizar o Certificado Digital para o envio do IRPF 2016 e, com isso, usufruir da declaração pré-preenchida. As informações, neste caso, são preenchidas pelo Fisco, de acordo com as transações realizadas no CPF do declarante.
O melhor é que, depois do envio, caso note qualquer divergência, é possível corrigir o erro na hora. O acompanhamento da declaração pode ser feito em tempo real. Outros benefícios são: obter cópias da declaração sempre que necessário, imprimir comprovantes e retificar pagamentos.
IR com Certificado Digital
Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos que já compensam o investimento.
Adquira agora o seu para a agilizar entrega da Declaração de Imposto de Renda e minimizar os riscos com a malha fina. Clique aqui.
Você pode gostar de: Saiba como deduzir despesas com educação no seu Imposto de Renda
Folha de São Paulo com informações Certisign
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!