Saiba o que acontece antes e após o registro do voto na urna

Resistente, com autonomia de energia e com recursos de segurança, a urna eletrônica é usada pela Justiça Eleitoral desde 1996. Além da urna, o processo eleitoral é composto por sistemas responsáveis pelo armazenamento, apuração e transmissão dos votos. Entenda.

Antes das eleições
As medidas de segurança começam a ser implementadas antes mesmo do dia da eleição. Tudo começa na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas, que acontecem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Participam desse evento – durante o qual os programas são compilados, assinados digitalmente e lacrados pelo TSE – a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, além de partidos políticos e coligações que se mostram interessadas em acompanhar o ato.

Logo após as assinaturas, as mídias recebem lacres físicos, assinados também pelas autoridades presentes, e são depositadas em envelopes igualmente lacrados. Uma cópia é guardada pelo presidente do TSE na Sala-Cofre do Tribunal, enquanto a outra segue para os 27 Tribunais Regionais que realizam as eleições.

No dia da votação
No dia da eleição, o mesário imprime o Boletim da Urna – totalmente zerado – para mostrar que o microcomputador não tem votos.

O término
Terminada a votação, os dados são retirados da urna através de uma mídia móvel – chamada mídia de resultado -, que contém todos os dados da votação – o chamado Boletim da Urna, cifrado com algoritmo de alta complexidade e assinado digitalmente pela urna eletrônica, por meio de seu Certificado Digital privado. A urna imprime, então, cinco cópias do resultado da votação daquela seção eleitoral. Uma fica fixada no próprio local, outras três são encaminhadas ao cartório eleitoral e a última é entregue aos representantes dos partidos políticos presentes. Esse mesmo processo é feito em todas as seções eleitorais do país ao mesmo tempo.

Depois que é impresso o Boletim da Urna, a mídia de resultado – um tipo de pendrive acoplado à urna eletrônica – é retirada e enviada a um pólo de transmissão. Desses pólos, os dados/resultados são enviados aos datacenter dos 27 Tribunais Regionais, onde passam por uma sequência de verificação de pelo menos cinco itens, dentre eles, a decifração do Boletim da Urna, a conferência da assinatura da Urna eletrônica e a verificação da vinculação do número da seção com o número interno da Urna Eletrônica.

Em seguida, os votos são totalizados e os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Segurança
De acordo com o TSE, a segurança do sistema eletrônico de votação é feita em camadas: por meio de dispositivos de tipos e finalidades diferentes que criam barreiras que não permitem ataques ao sistema como um todo. Se um ataque for realizado, ele vai causar um efeito dominó e a urna ficará travada, incapaz de gerar resultados válidos.

Fonte: Portal Terra

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022