Em 1994, a empresa japonesa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota, criou um símbolo bidimensional para ser um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura e facilitar a catalogação de componentes para automóveis. Este símbolo é o que conhecemos hoje por QR Code, QR é a sigla de “Quick Response”.
Por ser bidimensional, ele pode conter informações tanto na vertical quanto na horizontal, possibilitando o armazenamento de centenas de vezes mais dados que o código de barras tradicional, mais precisamente até 7.089 caracteres. Essas informações são facilmente lidas por um leitor QR instalado no smartphone ou tablet.
O tipo de informação contida em um QR Code vai desde um simples texto, URL, endereço de email, SMS, até detalhes de contato vCard e muito mais. Mas com o tempo, as empresas passaram a explorar novas formas de utilização, generalizando seu uso comercial em diversas partes do mundo.
Uma enorme vantagem do QR Code é a possibilidade de ser digitalizado a partir de diferentes ângulos de 360 graus. Eles são em grande parte utilizados em ações de marketing, na tentativa de ligar o mundo real ao online, promovendo uma interação das marcas com os usuários, por meio de flyers, cupons de descontos e ofertas especiais.
Exemplos do uso do QR CODE:
1- Supermercado
O supermercado coreano Tesco realizou uma campanha para se aproximar mais de seus clientes, proporcionando mais facilidade e comodidade em suas compras. A marca expôs os produtos em prateleiras no metrô e abaixo de cada produto incluiu um QR Code. Ao acessar, o cliente tinha mais informações, além de poder comprar e receber em casa no mesmo dia.
2- WhatsApp web
Ao entrar no site é necessário posicionar o celular em frente à página do WhatsApp no navegado. Em seguida, o aplicativo exibirá as mensagens do smartphone no computador.
3- Ações de Marketing
A ação das lojas Furtacor foi muito bem conduzida, onde foi plotado um adesivo com um código na vitrine. A partir daí, os clientes eram direcionados para um site com mensagens de Boas Festas. Os códigos também foram impressos em embalagens, promovendo uma comunicação maior com os clientes.
4- Consultar o CPF
Disponibilizado no dia 16 de janeiro de 2017, o novo modelo de CPF com QR CODE, será confirmado de forma mais ágil, simples e garantirá segurança para quem consulta. Inibindo os risco de fraude – Já que os comprovantes CPF com o QR CODE serão validados em tempo real com as informações constantes na base de dados da Receita Federal. Se você quer um CPF com QR code, saiba que você pode emiti-lo com o seu Certificado Digital sem precisar sair de casa, e mais, é gratuito.
Como emitir o Comprovante de Inscrição no CPF com QR Code
1 – Acesse o eCAC – Centro Virtual de Atendimento;
2- Escolha a opção “ Acessar com Certificado Digital;
3 – Clique na aba “Cadastro”;
4 – Em :CPF – Cadastro de Pessoas Físicas, clique sobre a opção “Comprovante de Inscrição no CPF”
5 – Pronto!
Para melhor impressão do comprovante de inscrição, recomenda-se a seguinte configuração dos parâmetros da impressora:
– Escala 100%;
– Qualidade de impressão: 600dpi.
Esse processo também pode ser feito com o Certificado Digital em seu Celular usando o mobileID. Saiba mais no vídeo:
Além de ler QR Codes e ser impactado por campanhas legais, você também pode ter um Certificado Digital em seu smartphone e assinar documentos digitalmente de onde estiver. Se ainda não possui um, ADQUIRA AGORA MESMO seu Certificado Digital mobileID e transforme sua rotina.
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