Em 1994, a empresa japonesa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota, criou um símbolo bidimensional para ser um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura e facilitar a catalogação de componentes para automóveis. Este símbolo é o que conhecemos hoje por QR Code, QR é a sigla de “Quick Response”.
Por ser bidimensional, ele pode conter informações tanto na vertical quanto na horizontal, possibilitando o armazenamento de centenas de vezes mais dados que o código de barras tradicional, mais precisamente até 7.089 caracteres. Essas informações são facilmente lidas por um leitor QR instalado no smartphone ou tablet.
O tipo de informação contida em um QR Code vai desde um simples texto, URL, endereço de email, SMS, até detalhes de contato vCard e muito mais. Mas com o tempo, as empresas passaram a explorar novas formas de utilização, generalizando seu uso comercial em diversas partes do mundo.
Uma enorme vantagem do QR Code é a possibilidade de ser digitalizado a partir de diferentes ângulos de 360 graus. Eles são em grande parte utilizados em ações de marketing, na tentativa de ligar o mundo real ao online, promovendo uma interação das marcas com os usuários, por meio de flyers, cupons de descontos e ofertas especiais.
O supermercado coreano Tesco realizou uma campanha para se aproximar mais de seus clientes, proporcionando mais facilidade e comodidade em suas compras. A marca expôs os produtos em prateleiras no metrô e abaixo de cada produto incluiu um QR Code. Ao acessar, o cliente tinha mais informações, além de poder comprar e receber em casa no mesmo dia.
Ao entrar no site é necessário posicionar o celular em frente à página do WhatsApp no navegado. Em seguida, o aplicativo exibirá as mensagens do smartphone no computador.
A ação das lojas Furtacor foi muito bem conduzida, onde foi plotado um adesivo com um código na vitrine. A partir daí, os clientes eram direcionados para um site com mensagens de Boas Festas. Os códigos também foram impressos em embalagens, promovendo uma comunicação maior com os clientes.
Disponibilizado no dia 16 de janeiro de 2017, o novo modelo de CPF com QR CODE, será confirmado de forma mais ágil, simples e garantirá segurança para quem consulta. Inibindo os risco de fraude – Já que os comprovantes CPF com o QR CODE serão validados em tempo real com as informações constantes na base de dados da Receita Federal. Se você quer um CPF com QR code, saiba que você pode emiti-lo com o seu Certificado Digital sem precisar sair de casa, e mais, é gratuito.
1 – Acesse o eCAC – Centro Virtual de Atendimento;
2- Escolha a opção “ Acessar com Certificado Digital;
3 – Clique na aba “Cadastro”;
4 – Em :CPF – Cadastro de Pessoas Físicas, clique sobre a opção “Comprovante de Inscrição no CPF”
5 – Pronto!
Para melhor impressão do comprovante de inscrição, recomenda-se a seguinte configuração dos parâmetros da impressora:
– Escala 100%;
– Qualidade de impressão: 600dpi.
Esse processo também pode ser feito com o Certificado Digital em seu Celular usando o mobileID. Saiba mais no vídeo:
Além de ler QR Codes e ser impactado por campanhas legais, você também pode ter um Certificado Digital em seu smartphone e assinar documentos digitalmente de onde estiver. Se ainda não possui um, ADQUIRA AGORA MESMO seu Certificado Digital mobileID e transforme sua rotina.
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