Todo profissional da contabilidade, sabe que o universo digital está em ininterrupta transmutação. À medida que existe à disposição dos Contadores, mais dados e tecnologia, é claro que suas estratégias de trabalho serão ampliadas, como no caso do eSocial.
Neste sentido, é natural que as ferramentas que são usadas para a condução dos negócios e até as formas como são passadas e repassadas informações evoluem muito rápido.
Uma das plataformas de comunicação que vem crescendo em popularidade ao longo das décadas é a comunicação com a Receita Federal do Brasil – RFB. Se antes para resolver um problema, o Contador tinha de ir até uma unidade do fisco, hoje [quase] tudo pode ser resolvido através de um clique, por meio da internet mesmo, graças ao Certificado Digital, que dentro da rotina contábil-fiscal é muito útil para a assinatura de entrega de declarações, acesso de arquivos do Conectividade Social e envio de registros referentes à obrigação do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped.
Neste sentido, para melhorar o trabalho das empresas e, claro, de seus Contadores, representantes da RFB, do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS já estão respondendo dúvidas, por meio de transmissões ao vivo, sobre o eSocial, em uma sala online lançada oficialmente pela Receita Federal, em São Paulo/SP, no dia 27 de novembro.
De forma geral, a Sala de Atendimento do eSocial é uma espécie de atendimento coletivo aos usuários do eSocial, composto por uma breve apresentação sobre o sistema, esclarecimento de dúvidas enviadas previamente através do formulário de inscrição e abertura para outras perguntas ao final do encontro. A inscrição prévia é obrigatória, pois as vagas são limitadas.
Todas as transmissões de cursos, videoaulas e textos, com periodicidade semanal ou quinzenal são gravadas e ficam disponíveis, gratuitamente, numa sala virtual para quem não teve a oportunidade de assistir ao vivo.
Na visão do coordenador do grupo de trabalho do Sped do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Paulo Roberto da Silva, a grande vantagem da sala online do eSocial é a aproximação do contribuinte com o assunto, de grande relevância para empresas de todos os portes e segmentos, além de órgãos públicos e microempreendedores individuais.
“Com a sala online será possível assistir aos módulos a qualquer hora”.
Hoje, a Sala de Atendimento online já conta com 2.170 membros ativos e 17 cursos, e funciona como uma espécie de “ponto de referência” para que o cidadão tenha a oportunidade de elucidar suas dificuldades relativas à operacionalização do sistema eSocial e dúvidas sobre legislação tributária, previdenciária e trabalhista relacionada à folha de pagamento digital.
Lembrando que cada Estado possui uma organização da Sala de Atendimento de acordo com as características locais.
Para ter acesso a sala online do eSocial é necessário que o contribuinte de cadastre no site CuboZ, no endereço https://www.cuboz.com/salaesocial. Na sequência, basta clicar em “Webnars” e escolher o assunto que deseja participar. É importante que você saiba que o curso esocial é gratis.
Confira os novos cursos sobre o eSocial que estarão disponíveis em breve na Sala: “Erros do eSocial: como solucioná-los“; “eSocial Ponto a Ponto“; “Integração com os Sistemas Caixa e RFB“.
Você também pode gostar: Confira o cronograma oficial de implantação do eSocial
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…