A cidade de São Paulo foi tida como tal no dia 25 de janeiro de 1554, há 466 anos, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem europeia e indígena.
Com o tempo, o povoado tornou-se um mercado de compatível importância regional, uma característica de “cidade comercial” que acompanha a terra da garoa em toda a sua história. A cidade atinge o seu apogeu após o esplêndido progresso demográfico e econômico originário do ciclo do café e da industrialização, que elevariam São Paulo ao posto de maior cidade da América Latina, com 12,18 milhões de habitantes, e ao de metrópole brasileira mais influente no cenário global – recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network – GaWC.
Com o lema, presente em seu brasão oficial, ‘Non ducor, duco’, frase latina que significa “Não sou conduzido, conduzo”, o município possui o 10º maior Produto Interno Bruto – PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro, 34% do PIB do Estado (bem como 36% de toda a sua produção de bens e serviços). Além disso, é sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, ou seja: o berço da Contabilidade do País!
Sendo hoje sede da B3 sigla de Brasil, Bolsa, Balcão, a 5ª maior bolsa de valores do mundo em capitalização de mercado, o Contador paulistano tem muito trabalho.
Muito trabalho é sinônimo de vagas de emprego. Em São Paulo, há muitos campos de atuação para os Contadores; tanto é que em todo o Estado há hoje 150.763 profissionais atuantes e 20.826 empresas contábeis.
Passados 466 anos, o Contador não precisa mais convencer as pessoas a trocarem café por canoa, como se fazia na época da fundação da cidade. Sua obrigação agora é organizar os impostos, prestar contas aos fiscos das três esferas de poder e, principalmente, atuar como consultor de empresas e entidades do terceiro setor, alavancando a economia e a geração de emprego e renda.
Na prática, hoje, quando um profissional contábil é contratado, a pessoa que o busca quer a resolução de um ou vários problemas, assim como a ajuda em abertura ou baixa de uma empresa. Portanto, se tem um profissional que leva o tema da cidade de São Paulo no peito, “Não sou conduzido, conduzo”, este profissional é o Contador!
À vista disso, nesta data especial, 25 de janeiro, nós, do Clube do Contador Certisign, dividimos as homenagens à cidade de São Paulo, pelos seus 466 anos, com o profissional Contábil, que desde os primórdios da fundação da Vila de Piratininga vem acompanhando a evolução da Metrópole!
O caminho foi longo e difícil em muitas ocasiões, mas todos os desafios foram superados. Temos certeza de que se o Contador paulistano continuar trabalhando com o mesmo afinco e dedicação, certamente os dias futuros serão de vitórias, do ponto de vista empresarial, financeiro e social.
Parabéns, São Paulo! Parabéns, profissionais da Contabilidade!
Você pode gostar de: Glossário do Contador: 40 termos encontrados no meio contábil
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…