O que o mercado prioriza: uma pós-graduação ou uma segunda graduação? Tudo depende da área na qual você trabalha. Muitos jornalistas optam por cursar Economia ou Direito após ingressarem no mercado de trabalho e perceberem o quanto estes cursos o ajudarão no seu trabalho atual. O mesmo acontece com Contadores que entram na graduação em Direito.
Contabilidade como uma segunda graduação
Quais são as vantagens?
Quem é Contador por formação pode, além de assinar balanços e fazer auditorias, proceder à avaliação de acervos patrimoniais e verificação de haveres e obrigações, para quaisquer finalidades, inclusive de natureza fiscal; a avaliação dos fundos de comércio; e a apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações, por exemplo.
Isso quer dizer que somente a graduação em Ciências Contábeis pode permitir atuar em determinados segmentos. Então, quem é economista, administrador de empresas ou advogado tributário teria boas chances de crescer profissionalmente com esta segunda graduação em seu currículo.
Como está o Mercado Contábil
Assim como em todas as profissões, há suas vantagens e desvantagens em trabalhar na Contabilidade.
- Entre as vantagens está o fato de haver muitas vagas disponíveis no mercado de trabalho. Além disso, com a Contabilidade você pode trabalhar em vários lugares do mundo, não apenas no Brasil.
- A principal dificuldade para quem está ingressando neste mercado de trabalho é conseguir uma vaga sem ter experiência. Muitos já ouviram falar em vagas de estágio que pedem experiência, duas línguas e vários cursos para seus candidatos. Não, você não leu errado, são realmente vagas de estágio, inclusive com uma remuneração compatível com o cargo, ou seja, pouco salário para muito trabalho.
Entretanto, apesar de ser difícil conseguir um trabalho na área sem ter experiência específica em Contabilidade, não é impossível. Para quem já tem um emprego, fica um pouco mais fácil, porque é possível usar o conhecimento adquirido em sala de aula para crescer dentro da empresa.
Percalços
Para muitos, a simples ideia de prestar vestibular novamente já desanima. Mas quem optar por fazer a sua segunda graduação em uma faculdade privada muitas vezes nem sequer precisará fazer o vestibular. Isso porque diversas instituições de ensino oferecem condições especiais para os portadores de diploma, tanto com o ingresso sem a necessidade de prova, quanto com desconto na matrícula e/ou na mensalidade.
Dificuldades de uma segunda graduação
Seja após anos de carreira ou mesmo durante a sua primeira graduação, não é fácil fazer uma segunda graduação. Dar conta da carga horária das aulas e ainda dos trabalhos passados pelos professores é complicado, principalmente quando é preciso conciliar estas tarefas com o trabalho remunerado. No entanto, não é impossível. E, além do mais, você ainda estará aprendendo uma série de coisas novas, exercitando o seu cérebro e ainda melhorando o seu networking.
Não desista de algo tão importante para a sua carreira por causa das dificuldades que a vida apresenta. No final, a jornada terá valido à pena.
Você também pode gostar: O desafio de trabalhar com Contabilidade na Rússia
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!