As informações são os bens mais preciosos para uma empresa, e isso não poderia ser diferente para um escritório de Advocacia. Dados sobre clientes, funcionários, processos, muitas vezes sigilosos inclusive, fazem parte da rotina das bancas e precisam ser tratados com muita atenção e segurança, independentemente do tamanho do escritório.
Todos os escritórios podem estar vulneráveis a ciberataques. Um erro muito comum é pensar que só as grandes organizações estão expostas a este tipo de ameaça, no entanto, a verdade é que para o hacker, todos os dados acabam tendo o mesmo valor, independentemente da empresa.
Assim, muitos escritórios menores acabam se tornando alvos fáceis, por acreditar que não é preciso tomar medidas protetivas, mas é importante ter consciência desta vulnerabilidade e da importância em se tomar providências para evitar que ataques aconteçam.
Existem diversas medidas preventivas e o conjunto delas é que proporciona um ambiente mais seguro para seu escritório. Alguns exemplos:
Nem todas as pessoas do escritório precisam ter acesso a todas as informações. É fundamental categorizar os dados da empresa e disponibilizar apenas o que é realmente necessário para o trabalho de cada um. Por exemplo: um funcionário do RH não precisa ter acesso a dados do processo de um cliente, assim como um Advogado não precisa dos dados dos colaboradores do escritório. E assim por diante…
Algumas informações relevantes, principalmente as estratégicas e confidenciais, precisam de proteção especial. Para elas, o uso da criptografia, além de medidas de restrição de acesso, se tornam medidas essenciais.
A criptografia é, basicamente, uma técnica que permite embaralhar as informações, de forma que somente as pessoas com permissão tenham acesso a elas, e é realmente muito eficaz.
A utilização de ferramentas antivírus proporciona proteção e ajuda a criar barreiras para as invasões pela rede. Já os firewalls auxiliam a gerenciar os acessos à internet, oferecendo relatórios de acompanhamento e restringindo o acesso a links suspeitos.
De nada adianta implementar as melhores ferramentas e tecnologias, se seus colaboradores não estão preparados para utiliza-las e conscientes sobre a relevância do tema.
Crie políticas internas de segurança de informação para seu escritório e, na sequência, promova treinamentos para seus funcionários para compartilhar estas políticas e orienta-los sobre as melhores condutas para não colocar em riscos os dados do escritório.
Algumas ferramentas já fazem parte do dia a dia de muitos escritórios de Advocacia, como o caso do Certificado Digital OAB, por exemplo. Além de auxiliar na gestão dos processos dos clientes, estas ferramentas acabam atuando também como um sistema de segurança, já que possuem um sistema próprio relacionado ao tema, desenvolvido por uma equipe de tecnologia.
Para um escritório de pequeno porte, ter uma área ou mesmo contratar um profissional interno de TI pode não fazer sentido. No entanto, é muito importante ter ao menos uma consultoria terceirizada, que fique responsável pela área de tecnologia do escritório como um todo e que auxilie no planejamento, implementação e gerenciamentos das medidas relacionadas à segurança da informação.
Apenas um profissional da área pode garantir um bom trabalho neste sentido e este é um tema relevante demais para ficar na mão de pessoas que não o dominam. Valorizar os bens mais preciosos do seu negócio – as informações – é fundamental para o futuro do seu escritório.
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