Uma proposta que deve ser votada na próxima quarta-feira, 13/06, pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado permitirá aos brasileiros apoiarem projetos de lei de iniciativa popular por meio de assinatura eletrônica. Atualmente, para propor um projeto ao Congresso é preciso reunir 1% dos eleitores, em pelo menos cinco estados – ou seja, algo como 1,3 milhão de assinaturas.
O projeto tem parecer favorável e, se passar na CCT, será votado na comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Os parlamentares lembram, por exemplo, dos carrinhos que carregaram ao então presidente da Câmara, Michel Temer, com 1,3 milhão de assinaturas em papel para a apresentação, em 2009, da proposta que se tornaria a Lei da Ficha Limpa.
Na prática, um sistema de assinatura eletrônica permitiria reunir as assinaturas pela Internet, o que já representa facilidade, agilidade e desburocratização, além de economizar recursos naturais – e com o uso da Certificação Digital, estaria preservada a integridade das listas, impedindo que a mesma pessoa assine mais de uma vez, por exemplo.
Fonte: Portal Convergência Digital
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…