Software permite parcelar débitos

O aplicativo Parcelamento – Simples Nacional, da Receita Federal, lançado na semana passada, permite que as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), que apuram pelo regime do Simples Nacional, façam o parcelamento dos seus débitos. O dispositivo pode ser baixado no Portal do Simples Nacional e no Portal e-CAC, da Receita Federal. A possibilidade deve facilitar a vida desses empresários e readequar os débitos.

De acordo com o delegado regional da Receita Federal em Sorocaba, Francisco José Branco Pessoa, o aplicativo foi criado para permitir o parcelamento das dívidas de pequenas empresas que atuam pelo Supersimples, em cobrança no âmbito da Receita Federal. É possível, ainda, emitir Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento das parcelas, consultar a situação do parcelamento e demais detalhamentos, bem como registrar a desistência do parcelamento, explica o delegado.

O aplicativo é um facilitador para esse público, que anteriormente não tinha condições de parcelar o pagamento, ressalta o diretor do Sindicato dos Contabilistas, Luís Carlos do Rego, coordenador do curso de Ciências Contábeis, da Universidade de Sorocaba (Uniso). Desse modo, o contribuinte agora pode fazer o autoparcelamento pelo sistema. “Como antigamente não havia essa possibilidade de enquadramento, elas ficavam com dívidas.” Para o contador, a iniciativa dá a chance de que esses empresários readequem seus débitos conforme seu fluxo de caixa.

Segundo o delegado Francisco Pessoa, ao solicitar o parcelamento, serão recuperados todos os débitos do Simples Nacional em cobrança na Receita Federal. O saldo devedor será atualizado com os devidos acréscimos legais até a data da consolidação e dividido em até 60 parcelas, observado o valor mínimo de R$ 300 para cada prestação, ele explica.

A parcela será devida a partir do mês da opção pelo parcelamento. Para que o parcelamento seja validado, o DAS da primeira parcela deverá ser pago até a data de vencimento constante no respectivo documento, informa ainda. As demais parcelas devem ser pagas, mensalmente, até o último dia útil de cada mês.

Acesso

O acesso ao aplicativo Parcelamento – Simples Nacional pode ser feito pelo endereço www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/, do Simples Nacional, ou https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx, do e-CAC. Para isso, é necessária a utilização do certificado digital ou código de acesso gerado nesses portais pelos representantes das empresas. (Anderson Oliveira)

Fonte: Portal Cruzeiro do Sul

Relacionadas:
> Simples Nacional é ampliado e engloba mais empresas
> Assinar digitalmente é um benefício para quem tem Certificado Digital

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022