TCESP só aceitará processos eletrônicos a partir de 1º de junho

Caminhando rumo à digitalização integral dos seus processos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo decidiu que só aceitará peticionamentos, pedidos de informações ou esclarecimentos e juntada de documentação relacionada a processos eletrônicos em tramitação protocolados e inseridos diretamente pela internet ou nas Unidades Protocoladoras por meio de mídia digital, a medida começou a valer no dia 1º de junho (sexta-feira).

A mudança, trazida pela resolução 01/2018, foi divulgada no final de fevereiro de 2018  e entrou em vigor apenas no dia 1º de junho (sexta-feira). A medida afetará tanto os pedidos feitos pelo próprio interessado quanto pelo seu representante legal, que em muitos casos é o Advogado em questão.

A nova norma (Comunicado GP Nº 04/2016) torna obrigatória a assinatura eletrônica, por meio do Certificado Digital, destes documentos, a fim de garantir maior praticidade e segurança aos requerentes.

Este não é o primeiro caso em que a assinatura com o Certificado Digital se tornou presente na vida dos Advogados. Quem precisa emitir Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, já se deparou com esta situação antes. O mesmo vale para quem acessa o e-Pet, para peticionamentos eletrônicos; o e-Doc, sistema da Justiça do Trabalho; e o Cert-JUS, utilizado por órgãos como o Superior Tribunal de Justiça.

De acordo com o órgão, o sistema de trâmite processual de forma eletrônica proporcionará maior celeridade, transparência e acessibilidade dos processos sob responsabilidade do TCESP.  Entre as vantagens trazidas pela mudança está a possibilidade de acesso aos processos em tempo real a qualquer momento, já que o sistema estará disponível todos os dias, em qualquer horário.

Bom funcionamento

Para evitar problemas como os que ainda são encontrados no Processo Judicial eletrônico – PJe, o Tribunal de Contas já realizou capacitações com seus servidores, para que estes possam auxiliar os usuários que tiverem alguma dificuldade em lidar com o novo sistema.

E você, Advogado(a), o que achou desta mudança? Fique atento ao prazo porque, após o dia 1ª de junho, as unidades protocoladoras do TCESP não irão mais receber qualquer documento em papel para digitalização e juntada em processo eletrônico.

Você pode gostar de: Advogados representantes de poupadores precisarão fazer cadastro para solicitar indenização

Aproveite a promoção Certisign, adquirindo ou renovando o seu certificado Digital OAB no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022