Dia 28 de maio é o dia mundial do orgulho gay. Data que teve origem devido à Rebelião de Stonewall, em Nova Iorque, no ano de 1969. Na ocasião, homossexuais confrontaram a polícia em bares locais, durante uma rusga inconstitucional. Apesar da violência, o acontecimento inspirou na comunidade um sentimento de #orgulho.
Desde então, o movimento não parou de crescer. Apesar do cenário adverso e diversos obstáculos ao longo dos anos, os movimentos LGBT+, não apenas no Brasil, mas no mundo todo, persistem em sua luta por igualdade e têm conquistado cada vez mais vitórias para sua causa.
Veja abaixo, alguns dos principais avanços alcançados aqui no Brasil:
Adoção de crianças
Em 2010, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por unanimidade, um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra a adoção de duas crianças por um casal de mulheres. A decisão marcou um grande impulso para a causa, apontando que estudos não indicam qualquer inconveniência em que crianças sejam adotadas por casais homossexuais, importando mais a qualidade do vínculo e do afeto no meio familiar em que serão ¬inseridas.
Aumento da aceitação do nome social
Graças a uma iniciativa da OABRJ em conjunto com a Certisign, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) passou a reconhecer o nome social de advogados trans. Exemplo que foi seguido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). E não parou por aí: em abril do ano passado foi assinado um decreto que permitiu que o público trans do funcionalismo público pudesse usar o nome social em seus crachás. Também foram beneficiados travestis e transexuais dos quadros civil e militar que preferem ser chamados por um pronome diferente daquele que consta em seu registro civil.
Campanha pela saúde das pessoas trans
Em 2016, com o objetivo de proporcionar atendimento humanizado para travestis, mulheres transexuais e homens trans no SUS, foi inaugurada a campanha “Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil.” Ela foi criada para conscientizar a sociedade, incluindo profissionais da saúde e funcionários, sobre necessidades de saúde e direitos das pessoas trans. Como resultado, o acesso dessa população aos serviços de saúde foi ampliado, além de milhares de cartazes e cartilhas distribuídos, para reforçar o trabalho de conscientização.
LGBT+ nas eleições
A eleição de 2016 registrou um total de 377 candidatos do movimento LGBT+ e aliados para cargos de vereador e prefeito. Simplesmente o maior número já computado na história do país. Desse número, foram eleitos 25 vereadores e um prefeito, Wirley Rodrigues Reis (PHS), em Itapecerica (MG).
Casamento Homoafetivo
A regulamentação do casamento gay no Brasil completou quatro anos no dia 14 de maio de 2017 com cerca de 15 mil registros oficializados em todo o país.
Sem dúvida esses sucessos são dignos de comemoração, mas também é fundamental ressaltar que ainda existe um longo caminho pela frente. Lembre-se que nada representa melhor o conceito de igualdade do que permitir que cada um de nós possa ser do jeito que escolher.
Não importa se é pessoa física ou jurídica, seja sempre você mesmo! Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!