E aí, tudo pronto para a Black Friday? Caso ainda não esteja, não tem problema: ainda falta um mês para essa que é uma das datas mais relevantes em vendas para o e-commerce brasileiro, então você ainda tem tempo para se planejar e vender mais.
Uma pesquisa feita pela Zoom, plataforma de comércio eletrônico, revelou que 95% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday e que 66% deles pensam em aproveitar a data para antecipar as compras de Natal. Sendo assim, é essencial aproveitar essa data para alavancar as vendas.
Para te ajudar a fechar o ano com chave de ouro, vamos listar aqui sete dicas que, se colocadas em prática, vão te fazer vender mais na Black Friday. Confira!
Uma pesquisa da Ebit/Nielsen apontou que, em 2018, o e-commerce brasileiro faturou R$ 3,92 bilhões na Black Friday. Porém, para fazer parte dessa soma em 2019, não basta só colocar produtos em oferta, mas, também, ter preparação e estratégia por trás.
Como pioneira em Identificação e Segurança Digital, não poderíamos deixar de iniciar nossas dicas com um item que, se for ignorado, pode causar muitos abandonos no seu carrinho de compra e diminuir as visitas no seu site provenientes dos mecanismos de busca.
A seguir, você vai conhecer as principais dicas para faturar na Black Friday.
Você já viu se seu site está identificado como seguro para seus visitantes? Como você controla a data de validade e renovação do seu Certificado SSL? Na dúvida, fale agora com nossos especialistas e receba o apoio em português da equipe mais bem treinada do mercado.
Um dos fatores que mais influenciam o consumidor na hora de comprar online é a sensação de segurança. É claro que sites conhecidos, como Amazon, Americanas, Ponto Frio e outros, têm essa confiança dos consumidores mais facilmente por conta do tamanho e relevância. Porém, sites menores também podem oferecer garantias para deixar os clientes mais confortáveis.
Uma das melhores formas de conferir segurança a essas páginas é por meio do Certificado SSL. Os sites que não têm esse Certificado são marcados como “não seguros” e têm isso estampado na barra de endereços. Além disso, perdem pontos para ranquear nos principais mecanismos de busca e gerar potenciais clientes.
Você compraria em um site indicado como “Não seguro”? Muito possivelmente não, né?! Então invista no SSL e ofereça a opção de compra segura na Black Friday para os seus clientes.
Você tem uma base com contatos de clientes e leads? Então que tal usá-la para enviar um e-mail ou SMS avisando que a sua loja vai participar da Black Friday? Além de alertá-los, você pode também pedir para que os interessados se cadastrem para saber mais, receber ofertas exclusivas ou ainda ficar sabendo dos descontos em primeira mão.
Esta dica é bastante relevante, pois garante que essas pessoas vão ter o seu e-commerce em mente quando chegar a Black Friday – e muito possivelmente entrarão no seu site mesmo que seja só para “dar uma olhadinha” (e todos sabemos como é difícil resistir a uma boa promoção).
Para escolher os produtos que vão entrar na Black Friday, considere:
O ideal é que a escolha dos produtos aconteça com antecedência, portanto, não deixe para a semana anterior e já se planeje desde já
Anunciar com o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras plataformas online pode ser uma ótima ideia desde que seja feito algum tempo antes da Black Friday. Inclusive você já pode começar com o “esquenta”, impactando mais pessoas com o anúncio de que a sua loja virtual vai participar da data, por exemplo.
Já durante a Black Friday, a nossa sugestão é investir também em remarketing, que é um tipo de mídia que alcança novamente pessoas que já entraram no site ou em uma página específica, por exemplo. Com o remarketing, você pode também impactar pessoas que chegaram a colocar algo no carrinho, mas não finalizaram a compra.
Em 2017, um estudo da E-commerce Radar apontou que 82% dos consumidores brasileiros desistiram de comprar um produto depois de já ter colocado ele no carrinho e faltando apenas escolher o modo de pagamento. Lembrar essas pessoas desses produtos que elas abandonaram pode levá-las a voltar ao site e finalizar as compras!
E, caso decida realmente investir em mídia online, faça um planejamento de quanto pode gastar e determine também qual vai ser o período trabalhado.
Existem duas mudanças bem legais que você pode fazer no seu site para a Black Friday: usar um banner na home page sobre a data e inserir uma categoria ou um item no menu com os produtos em promoção. Ambas as alterações vão chamar atenção de quem acessa a loja virtual, que serão direcionadas para os descontos.
Sabe aquelas janelas que abrem na tela quando você está movendo o mouse para perto do “x” de fechar a janela? Elas são chamadas de exit intent pop-ups ou pop-ups de saída e são ótimas aliadas para “prender” o cliente no site.
Ao ver a pop-up, a pessoa vai pensar duas vezes antes de sair do site. E, se você aproveitar essa função para fazer uma oferta irrecusável de Black Friday para o cliente não sair de mãos abanando, as chances de ele fechar a compra com certeza voltam a subir.
Você vai entrar na Black Friday pronto para ter sucesso, esperando um ótimo resultado de vendas, certo? Porém, é importante também estar preparado para o que pode dar errado. Ter um plano B e até um plano C é indispensável.
Com tantos acessos, o site pode cair. Pode ser que o valor de um produto apareça errado. E se o estoque acabar rápido demais? Pense em todos os cenários antes de chegar a Black Friday, prepare o pessoal e mantenha a equipe em alerta na data.
E aí, gostou do checklist que preparamos? Com essas sete dicas, você com certeza vai conseguir aproveitar todo o potencial da Black Friday!
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