Um robô jamais poderá substituir um Contador! Computadores dominando seres humanos. Robôs no lugar de pessoas. A ideia parece assustadora, certo? Podemos dar asas à meditação sobre os vários filmes e séries de ficção que, afinal, já estão por aí para mostrar as incalculáveis hipóteses de isso acontecer. Mas será que a revolução robótica pode vir, de fato, a ameaçar e até mesmo extinguir o emprego dos Contadores?Antes de respondermos a essa pergunta, vamos nos atentar a alguns detalhes:
O Profissional da Contabilidade é uma pessoa que faz um curso de bacharel em Ciências Contábeis para aprender tudo sobre as questões econômicas, financeiras e patrimoniais de uma empresa. No dia a dia, lida com pagamento de impostos, taxas e contribuições, contas a pagar e a receber, folha de salários dos funcionários das empresas que atende, demonstrativos, análise de resultados e muitos, muitos, números. Trata-se de uma profissão que exige muita dedicação, comprometimento, habilidade e, principalmente, responsabilidade.
Um robô, pelo menos por enquanto, não pode realmente olhar “olho no olho”, sabe? Você gostaria de lidar com algo que não tem a capacidade de interpretar ações ou sinais da mesma maneira que nós, seres humanos? Pois bem: as máquinas [ainda] estão a serviço das pessoas, e sempre deve ser assim, caso contrário haverá algo errado no que diz respeito à criação e à concepção divina e às próprias leis da natureza.
Quer outro motivo para não ter medo dos Contadores serem substituídos por robôs? Pois bem: as máquinas não levam em conta o sentimento de outras pessoas. E a profissão contábil se resume em atendimento ao cliente. Ou seja: o Contador lida diretamente com emoções humanas. É uma área bem delicada. Se o proprietário de uma empresa está perdendo dinheiro, é claro que ele ficará frustrado. Imagine ele conversando com um contador robô que não lhe dá a mínima atenção? Você acha que o contador robô terá condições de oferecer algum tipo de solução apropriada?
Uma máquina jamais conseguirá fazer uma pessoa se sentir ouvida para aconselhá-la, ajudá-la. Com ele, acabou a ideia do “amigo ouvinte”. Você fica feliz quando toca o seu celular e do outro lado da linha tem um robô falando? As pessoas gostam de conversar, e é preciso sempre investir em uma relação com ela, isso é natural. Ademais, a profissão de contador se mescla com a de psicólogo.
Um robô nunca será capaz de se solidarizar com o próximo, muito menos, fará uma pessoa rir. As relações se tornarão mais frias e esse não é o propósito…
Engana-se quem pensa que as atividades contábeis estão restritas único e exclusivamente à gestão de empresas. O Contador pode atuar nas faculdades e universidades, no mercado de seguros, no funcionalismo público, no terceiro setor, na controladoria, na perícia e na auditoria. Há também a possibilidade de ele trabalhar de forma autônoma, como funcionários de empresas públicas e privadas e até mesmo no setor militar. Pois bem: é vasto o campo de atuação. Ou seja, um robô nunca terá tanta flexibilidade e habilidades. Será necessário um robô para cada função.
Mas, com certeza, a robótica está provocando uma verdadeira revolução no cenário contábil. Por isso, a importância da Educação Profissional Continuada. Hoje, não basta conquistar o diploma de bacharel em Ciências Contábeis. Para atuar – e estar – no mercado da Contabilidade, é necessário estudar continuamente. Como já disse Augusto Cury:
“Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói um herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!”
Você também pode gostar: eContador: a hora de fazer uma inclusão fiscal digital no Brasil
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…