Depois de muito pensar, avaliar riscos, analisar o mercado e definir o tipo de produto ou serviço que irá trabalhar e montar um modelo de negócio é hora de tirar o seu empreendimento do papel. Parabéns! E os primeiros passos são um tanto, digamos chatos: isso porque você (e seu Contador) terá de lidar com toda a parte burocrática de abertura da empresa. Mas, existe um Certificado Digital que pode te quebrar um galhão em todo esse processo: o e-CPF, a versão eletrônica do seu documento, que garante autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.
Confira abaixo os benefícios desse documento digital e por que ele pode agilizar para que empreendimento ganhe as ruas o quanto antes.
Certificado Digital e-CPF na Junta Comercial
O primeiro passo para abrir a sua empresa, é registrá-la na Junta Comercial da sua cidade. E hoje, várias delas já aceitam o Certificado Digital para desburocratizar os processos de abertura. Muitos empreendedores não sabem, mas empresas brasileiras podem ser abertas 100% em ambiente digital. O Brasil já tem o processo de digitalização para abertura de empresas desde 2012. O pioneiro nessa iniciativa foi a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Para registrar uma empresa em seus autos, a entidade passou a exigir o uso do Certificado Digital.
O passo foi seguido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), que foi além: a entidade também passou a registrar Contratos Sociais em seu território de forma totalmente digital, sendo a primeira no país a fazer isso em todas as etapas, da produção do documento até a sua instrumentalização. Além disso, juntas comerciais de outros quatro estados também já adotaram a prática: Ceará (Jucec), Piauí (JUCEPI), Mato Grosso do Sul (JUCEMS) e Rio Grande do Sul (JUCIRS).
Abertura de empresas digitalmente
O procedimento é realizado pelo e-CPF que, como dissemos antes, é um Certificado Digital. As juntas comerciais usam a tecnologia para agilizar a formalização dos negócios e reduzir custos, simplificando os registros empresariais. Com o uso do e-CPF, diversas etapas burocráticas são eliminadas, o que inclui o reconhecimento de firma e chancelas das Juntas Comerciais. A cada uso é gerada uma assinatura eletrônica com valor jurídico equivalente a assinatura que você faria no papel, o que garante ainda mais segurança contra fraudes.
O tempo de abertura de uma empresa varia de estado para estado, mas em alguns casos, a digitalização, com o uso do e-CPF, pode permitir que uma companhia esteja legalmente funcional em até 24 horas, tempo semelhante também encerrar um CNPJ. Logo, ao abrir o seu negócio, não se esqueça de consultar a Junta Comercial do seu Estado e verificar se o serviço está disponível.
Outras vantagens do e-CPF no dia a dia
Além de desburocratizar o processo de abertura de uma empresa, o e-CPF também traz outros benefícios. Entre eles, você pode:
- Verificar que outras empresas uma determinada pessoa é sócia ou acionista e quais outras companhias ela já participou;
- Consultar os valores informados por fontes pagadoras ao CPF do responsável;
- Transmitir suas declarações de Imposto de Renda (Pessoa Física) e agendar atendimento presencial nas unidades da Receita Federal;
- Emitir 2º via dos pagamentos de DARF efetuados por pessoa física desde 1993;
- Atualizar seu endereço e consultar dados cadastrais;
- Se manter em contato com a Receita Federal em ambiente à prova de vazamentos, o que inclui e-mails com informações sobre mudanças na legislação Tributária;
E caso você seja o sócio responsável junto à Receita Federal com um e-CPF e a sua empresa tenha um e-CNPJ há mais vantagens:
Vantagens do e-CPF e e-CNPJ
- Você pode consultar intimações relativas a DCTF e impressão de DARF;
- Efetuar parcelamento de pagamentos de pendências junto à Receita Federal;
- Operar o sistema SISCOMEX, o que é obrigatório se a sua empresa trabalhar com exportações e importação;
- Pesquisar por todas as declarações transmitidas, DIPJ, DSPJ, DCTF, DACON e DIRF;
- Consultar valores informados por outras empresas (fontes pagadoras) para a Pessoa Jurídica;
- Transmitir Declarações de Imposto de Renda, DACON, DCTF, DSPJ, DIPJ, DIRF entre outras de forma autêntica (Obrigatório para empresas optantes pelo Lucro Real);
- Fornecer Procuração Eletrônica ao Contador ou a terceiros, possuidores de Certificado Digital (e-CPF e ou e-CNPJ) para executar todos ou parte dos serviços acima mencionados.
Viu o número de benefícios que o e-CPF pode trazer para você e sua empresa? Se você vai começar a empreender e quer adquirir o e-CPF da empresa líder em Certificação Digital na América Latina, é só preencher o formulário abaixo, para saber mais e tirar todas as suas dúvidas. Leva só dois minutinhos! E ótimos negócios!
E se você estiver procurando Certificado Digital, aproveita essa oportunidade, a Certisign está ofertando um combo de Certificado Digitais: compre um e leve o outro!
Você pode gostar: Afinal, por que Empreendedores precisam de um Certificado Digital?
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!