Criptografia é o conjunto de técnicas matemáticas utilizado há mais de 2 mil anos para embaralhar as informações de uma mensagem e, deste modo, impedir que terceiros leiam o conteúdo.
Na idade média, quando um rei queria se comunicar com outro, ele raspava o cabelo de um servo e escrevia a mensagem no seu couro cabeludo. Quando o cabelo do servo crescia, ele era enviado à outra parte interessada com a escrita no couro cabeludo. Ao chegar ao destino, o cabelo era novamente raspado e a mensagem entregue.
Outro exemplo é o caso do imperador romano Júlio César (100 a.C – 44 a.C). Julio substituía as letras do alfabeto romano por letras do alfabeto grego; ou deslocava as letras por um número fixo de caracteres.
Exemplos:
-A=D, B=E, N=Q
-Como criptografar “BANANA”?
-EDQDQD
Atualmente, a Certificação Digital é a tecnologia que por meio da criptografia de dados garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio às informações eletrônicas. Já o Certificado Digital é um documento digital que utiliza a Certificação Digital para identificar pessoas, empresas e máquinas no meio eletrônico.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…