As ferramentas online estão cada vez mais aprimoradas para atender aos anseios das empresas. Já vimos neste ano que o Instagram possibilitou aos seus usuários marcar o produto para venda em posts comuns, sem ter que fazer anúncios pagos. Até então, para fazer um post com link para compras e tudo o mais, você tinha que criar um anúncio. E, é claro, pagar por ele.
Agora, o WhatsApp também embarcou nessa onda e está olhando para as empresas como um valioso cliente, pronto para usar e abusar das funcionalidades do aplicativo para potencializar suas vendas. Para isso, lançou um aplicativo paralelo, chamado “WhatsApp Business” – só para pequenas empresas.
De acordo com o próprio aplicativo, ele foi “desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa” e “facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens”. Com isso, o objetivo é que os comércios parem de usar um WhatsApp normal. A nova versão traz possibilidades como descrição da atividade comercial, e-mail, endereço físico, site e outros fatores que profissionalizam o trabalho de microempreendedores.
No entanto, o WhatsApp Business só funciona para Android. Se você ainda usa o WhatsApp pessoal para vender apenas aos seus contatos, amigos, há algumas estratégias fundamentais que podem ajudar a alavancar seu negócio.
Você pode criar listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Assim você consegue a atenção de seus clientes, que receberão diretamente sua mensagem. Quando enviamos mensagens a grupos, o incômodo é evidente. Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente que foi enviada para o grupo? É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Portanto, ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.
Seja sempre claro e pergunte diretamente para seus clientes se eles aceitam que você envie conteúdos via WhatsApp. Adicionar a pessoa em uma lista e começar a enviar um monte de mensagens é invasivo e pode até levar à perda desse cliente. Nem todas as pessoas se sentem à vontade recebendo uma enxurrada de mensagens, muito menos entrando em um grupo que elas não desejam. Por isso, a máxima é sempre válida: perguntar não ofende
Para facilitar a interação com seus clientes, o WhatsApp Web pode ser uma boa oportunidade para agilizar seus processos. Caso você não saiba, é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador. Em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador. Com seu celular, você lerá o QR Code que o site oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.
Não adianta apenas dizer que está vendendo. É necessário criar engajamento através de áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais. Mas não exagere, é necessário usar o bom senso e deixar sempre uma mensagem no final que se o cliente desejar poderá sair a qualquer momento da lista. Em alguns nichos de mercado, uma mensagem por semana pode ser o suficiente. Saiba dosar e evite irritar seus clientes.
Você pode gostar de: Como digitalizar o seu negócio desde o início
Aproveite a promoção Certisign: adquirindo ou renovando qualquer certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.
Esse conteúdo sobre empreendedorismo foi útil para você? Se quiser continuar a receber mais materiais relacionados, preencha nosso cadastro logo abaixo. É rápido e leva apenas dois minutos.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…