WhatsApp: saiba como utilizar o aplicativo para ampliar suas vendas

As ferramentas online estão cada vez mais aprimoradas para atender aos anseios das empresas. Já vimos neste ano que o Instagram possibilitou aos seus usuários marcar o produto para venda em posts comuns, sem ter que fazer anúncios pagos. Até então, para fazer um post com link para compras e tudo o mais, você tinha que criar um anúncio. E, é claro, pagar por ele.
Agora, o WhatsApp também embarcou nessa onda e está olhando para as empresas como um valioso cliente, pronto para usar e abusar das funcionalidades do aplicativo para potencializar suas vendas. Para isso, lançou um aplicativo paralelo, chamado “WhatsApp Business” – só para pequenas empresas.

Para quê serve?

De acordo com o próprio aplicativo, ele foi “desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa” e “facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens”. Com isso, o objetivo é que os comércios parem de usar um WhatsApp normal. A nova versão traz possibilidades como descrição da atividade comercial, e-mail, endereço físico, site e outros fatores que profissionalizam o trabalho de microempreendedores.
No entanto, o WhatsApp Business só funciona para Android. Se você ainda usa o WhatsApp pessoal para vender apenas aos seus contatos, amigos, há algumas estratégias fundamentais que podem ajudar a alavancar seu negócio.

Dicas para vender mais com WhatsApp Business

1. Utilize listas de transmissão e não grupos

Você pode criar listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Assim você consegue a atenção de seus clientes, que receberão diretamente sua mensagem. Quando enviamos mensagens a grupos, o incômodo é evidente. Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente que foi enviada para o grupo? É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Portanto, ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

2. Peça autorização para seus cliente

Seja sempre claro e pergunte diretamente para seus clientes se eles aceitam que você envie conteúdos via WhatsApp. Adicionar a pessoa em uma lista e começar a enviar um monte de mensagens é invasivo e pode até levar à perda desse cliente. Nem todas as pessoas se sentem à vontade recebendo uma enxurrada de mensagens, muito menos entrando em um grupo que elas não desejam. Por isso, a máxima é sempre válida: perguntar não ofende

3. Utilize o WhatsApp Web

Para facilitar a interação com seus clientes, o WhatsApp Web pode ser uma boa oportunidade para agilizar seus processos. Caso você não saiba, é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador. Em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador. Com seu celular, você lerá o QR Code que o site oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.

4. Conteúdo de qualidade é a chave do negócio

Não adianta apenas dizer que está vendendo. É necessário criar engajamento através de áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais. Mas não exagere, é necessário usar o bom senso e deixar sempre uma mensagem no final que se o cliente desejar poderá sair a qualquer momento da lista. Em alguns nichos de mercado, uma mensagem por semana pode ser o suficiente. Saiba dosar e evite irritar seus clientes.

Você pode gostar de: Como digitalizar o seu negócio desde o início

Aproveite a promoção Certisign: adquirindo ou renovando qualquer certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Esse conteúdo sobre empreendedorismo foi útil para você? Se quiser continuar a receber mais materiais relacionados, preencha nosso cadastro logo abaixo. É rápido e leva apenas dois minutos.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022